citando solo los parrafos mas "controversiales"
Crise entre Caracas e Madri congela relação da indústria espanhola com a frota venezuelana
http://www.naval.com.br/blog/2015/04/30 ... nezuelana/
Em meio a uma crise seríssima entre o presidente da República, Nicolás Maduro, e o governo da Espanha – na segunda semana de abril, Maduro acusou o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, de “pertencer a um grupo de delinquentes corruptos e ladrões” –, o comando da Armada Bolivariana da Venezuela decidiu suspender todos os seus contatos com a indústria naval espanhola.
Comandante Eterno – Durante a LAAD 2015, membros da equipe da Marinha venezuelana que supervisionam os reparos no navio, informaram à reportagem do Poder Naval que os consertos e testes nos diferentes equipamentos a bordo ainda vão se estender por, pelo menos, um ano e meio – mas essa era a estimativa feita antes de os problemas entre a Marinha venezuelana e a Navantia se agravarem. O prazo, agora, pode aumentar.
EN DOS PLATOS...
1) la ARBV ha suspendido las relaciones con NAVANTIA al menos en lo relativo al WARADO
2) para el ext-TAMANACO se estimaba su entrega para mediados del 2016... ahora habrá que ver que pasa
Crise econômica paralisa renovação da Marinha venezuelana
http://www.naval.com.br/blog/2015/02/01 ... nezuelana/
A 28 de janeiro passado, o chefe de Manutenção e Construção da Armada Bolivariana, almirante Edgardo Muñoz Coraspe, assinou a contratação da Navaltech International Services, do Equador – uma empresa de serviços navais praticamente desconhecida –, para fazer a manutenção qüinqüenal dos seus navios-patrulha de origem espanhola, das classes Avante 2400 e Avante 1400, ambos construídos pela prestigiosa companhia Navantia.
O serviço está a cargo da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), que é vinculada à Marinha do Brasil. Em agosto de 2013 o navio recebeu a visita da então ministra da Defesa venezuelana, almiranta Carmen Teresa Meléndez Rivas, que tomou conhecimento dos recursos necessários à conclusão do serviço, e se disse satisfeita com o ritmo dos consertos no “Warao”. Entretanto, decorridos 17 meses desde a passagem de Meléndez pelo Arsenal (a almiranta já nem é mais ministra da Defesa), tanto a Armada Bolivariana quanto a Emgepron mantém completo silêncio sobre os detalhes da recuperação do navio, e a data em que ele poderá ser liberado para voltar a seu país.
MAS PEOR...
1) se retira a NAVANTIA el contrato de soporte y mantenimiento de los POV y BVL... la causa implicita de este retiro fue la negativa de NAVANTIA a seguir financiando servicios y materiales sin recibir los pagos correspondientes tanto por este servicio, como por el de la construcción del ex-TAMANACO.
Interesante es que NAVALTECH supuestamente ha estrechado lazos y vinculos con las empresas españolas contratistas del POV y BVL... ahora con el enturviamiento de las relaciones madrid-caracas, como estarán esos vinculos...
2) tras el acidente del WARADO en agosto del 2012 un año despues la "almiranta" se pasó por el astillero de rio de janeiro para "conocer el importe de la cuenta" y hoy casi años y medio despues no hay información cierta que avale la fecha estimada de entrega del buque reparado.
todo ello son por lo pronto "malos augurios" para la ARBV y sus unidades, en lo relativo a mantenimiento, reparación y terminación de la construcción del ex-TAMANACO
agur