Fuerza Aérea de Portugal
Maximo por isso é que eu acho que as coisas actualmente são diferentes, nem um país ignora o outro, nem nós andamos em guerra. Actualmente é banal as operações da FAP em Espanha (SAR com os Merlim), como é banal os exercicios militares entre os dois países. Ainda é mais forte a cooperação entre as forças de segurança e inteligência dos dois países.
- maximo
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martelo79 escribió:Maximo por isso é que eu acho que as coisas actualmente são diferentes, nem um país ignora o outro, nem nós andamos em guerra. Actualmente é banal as operações da FAP em Espanha (SAR com os Merlim), como é banal os exercicios militares entre os dois países. Ainda é mais forte a cooperação entre as forças de segurança e inteligência dos dois países.
Por supuesto. Cualquiera que ponga en duda la hermandad de los dos paises directamente esta loco.
Y te digo que todavia nos relacionamos poco. Que tenemos que relacionarnos mas.
\\"Un cerdo que no vuela solo es un cerdo\\"
Marco Porcellino.
Marco Porcellino.
Maximo quando eu era pequeno não via um único Espanhol na minha terra, hoje em dia vejo rotineiramente. São desde turistas, a enfermeiros, a médicos, a empresários, estudantes, etc.
O mesmo deve se passar em Espanha em relação aos Portugueses. Sei que já houve mais Portugueses a trabalhar em Espanha, mas mesmo assim devem ser largos milhares de Portugueses a trabalharem e a estudar aí.
O mesmo deve se passar em Espanha em relação aos Portugueses. Sei que já houve mais Portugueses a trabalhar em Espanha, mas mesmo assim devem ser largos milhares de Portugueses a trabalharem e a estudar aí.
Mais um filme da FAP.
http://www.youtube.com/watch?v=qKK4Q2Ow ... r_embedded
A FAP nem parece ser uma instituição portuguesa...enquanto que o Exército anda com G-3 e Galil, os militares da UPF andam com G-36, enquanto que o Exército tem pouco material moderno, a FAP praticamente só tem material moderno (como é o caso do helicoptero que aparece no video, o EH-101).
Haja pelo menos um ramo...
http://www.youtube.com/watch?v=qKK4Q2Ow ... r_embedded
A FAP nem parece ser uma instituição portuguesa...enquanto que o Exército anda com G-3 e Galil, os militares da UPF andam com G-36, enquanto que o Exército tem pouco material moderno, a FAP praticamente só tem material moderno (como é o caso do helicoptero que aparece no video, o EH-101).
Haja pelo menos um ramo...
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- Soldado Primero
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O C-212-100 “AVIOCAR” está prestes a abandonar o serviço activo na Força Aérea Portuguesa. Foram mais de 3 décadas a voar com a “Cruz de Cristo” na fuselagem, muitas e diversificadas missões levadas a cabo e…milhares de pára-quedistas lançados.
http://www.operacional.pt/ate-sempre-aviocar/
MMachado
www.operacional.pt
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MMachado
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No novo número da revista "Mais Alto" (JAN/FEV 2011) vem publicado um artigo intitulado "F-16 MLU - A Força Aérea Portuguesa no Operational Flight Program M6.1" que, como diz o seu título, é dedicado à implementação operacional do F-16MLU/M6.1 na FAP.
http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/
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- Soldado Primero
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Fomos ver o que o Centro de Investigação Academia da Força Aérea e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto estão a fazer no PITVANT, o Projecto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados. Será o primeiro passo para a entrada ao serviço de um UAV (Unmanned Aerial Vehicle) português?
http://www.operacional.pt/%E2%80%9Cpitv ... portugues/
Miguel Silva Machado
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Miguel Silva Machado
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- xanthippos
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Diminui-se o número de novos militares a entrar nas Forças Armadas, diminui-se ainda mais o dinheiro para o dia a dia nas unidades, cortou-se no que se podia cortar. No entanto as missões internacionais continuam a fazer-se (Libano, Afeganistão, Timor, etc), a cooperação técnico-militar também continua a decorrer normalmente. Portugal ao contrário do RU já tinha cortado em grande parte das coisas à anos. Talvez o ramo menos preparado para estes cortes seja o Exército.
La Fuerza Aérea portuguesa participa en la vigilancia marítima del Cuerno de África
Miércoles 18 de Mayo de 2011 05:52
La FAP emplea en la Operación Ocean Shield de la OTAN un avión de patrulla marítima P-3C Orion modernizado por Lockheed Martin MS2 a la configuración CUP basado en Seychelles, participando con otras fuerzas en misiones de vigilancia marítima en la costa de Somalia y el Golfo de Aden. La firma norteamericana entregó las dos primeras aeronaves en septiembre de 2010 y febrero de 2011 respectivamente. OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal es la responsable de las modificaciones en las restantes tres adquiridas a la Real Marina Holandesa (en total fueron dos en la versión P-3C CUP Coast Guard y tres P-3C Update II.5), estando previsto que concluya el programa en 2012.
En la Fuerza Aérea Portuguesa, los P-3C están operados por la Escuadra 601 Lobos, con sede en la Base Aérea Nº11 de Beja y sustituyen a los P-3B comprados en los años ochenta a Australia y modernizados a P-3P. Con la actualización, la flota permite cumplir un diversificado conjunto de misiones, incluyendo la guerra antisuperfície y antisubmarina, búsqueda y salvamento, lanzamiento de minas navales, vigilancia marítima, apoyo a operaciones de fuerzas terrestres y anfibias y servir como plataforma aérea de recogida de informaciones tácticas y permitir actuar como punto de enlace en la transmisión de datos y voz en tiempo real.
Para ello fueron dotados con un nuevo sistema de armas, que incluye el radar de vigilancia EL/M 2022A(V)3, el sensor electro-óptico de alta definición MX-15 HDi, un dispositivo de contramedidas electrónicas AN/ALR-97, sistema de alerta de misiles AN/AAR-47, de autoprotección AN/ALE-47, sensor acústico AN/USQ-78B, sistemas de comunicaciones con capacidad de enlaces en red TCDL, Link 16 y 11, sistema primario de información de vuelo, calculador central sistema automático de alerta de colisión. Puede lanzar torpedos MK-46, misiles aire-superficie AGM-84 Harpoon y aire-tierra AGM-65 Maverick (Victor M.S. Barreira, corresponsal de Grupo Edefa en Portugal).
FOTO ADJUNTA: P-3C CUP+ “Orion” de la FAP (foto Fuerza Aérea Portuguesa).
http://defensa.com/index.php?option=com ... Itemid=186
.- Saludos.
Miércoles 18 de Mayo de 2011 05:52
La FAP emplea en la Operación Ocean Shield de la OTAN un avión de patrulla marítima P-3C Orion modernizado por Lockheed Martin MS2 a la configuración CUP basado en Seychelles, participando con otras fuerzas en misiones de vigilancia marítima en la costa de Somalia y el Golfo de Aden. La firma norteamericana entregó las dos primeras aeronaves en septiembre de 2010 y febrero de 2011 respectivamente. OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal es la responsable de las modificaciones en las restantes tres adquiridas a la Real Marina Holandesa (en total fueron dos en la versión P-3C CUP Coast Guard y tres P-3C Update II.5), estando previsto que concluya el programa en 2012.
En la Fuerza Aérea Portuguesa, los P-3C están operados por la Escuadra 601 Lobos, con sede en la Base Aérea Nº11 de Beja y sustituyen a los P-3B comprados en los años ochenta a Australia y modernizados a P-3P. Con la actualización, la flota permite cumplir un diversificado conjunto de misiones, incluyendo la guerra antisuperfície y antisubmarina, búsqueda y salvamento, lanzamiento de minas navales, vigilancia marítima, apoyo a operaciones de fuerzas terrestres y anfibias y servir como plataforma aérea de recogida de informaciones tácticas y permitir actuar como punto de enlace en la transmisión de datos y voz en tiempo real.
Para ello fueron dotados con un nuevo sistema de armas, que incluye el radar de vigilancia EL/M 2022A(V)3, el sensor electro-óptico de alta definición MX-15 HDi, un dispositivo de contramedidas electrónicas AN/ALR-97, sistema de alerta de misiles AN/AAR-47, de autoprotección AN/ALE-47, sensor acústico AN/USQ-78B, sistemas de comunicaciones con capacidad de enlaces en red TCDL, Link 16 y 11, sistema primario de información de vuelo, calculador central sistema automático de alerta de colisión. Puede lanzar torpedos MK-46, misiles aire-superficie AGM-84 Harpoon y aire-tierra AGM-65 Maverick (Victor M.S. Barreira, corresponsal de Grupo Edefa en Portugal).
FOTO ADJUNTA: P-3C CUP+ “Orion” de la FAP (foto Fuerza Aérea Portuguesa).
http://defensa.com/index.php?option=com ... Itemid=186
.- Saludos.
Compañero forista fallecido el 16 de julio de 2011. Ver homenaje en el FMG
Tiger Trophies:
Silver Tiger Trophy: Esquadra 301 Portugal
Best Flying Unit: Esquadra 301 Portugal
Tiger Games winner: Fliegerstaffel 11 Switzerland
Best Skit: Esquadra 301 Portugal
Best looking Uniform: Escadron de Chasse et d'Expérimentation 05.330 France
Most fancy paintscheme: Aufklarungsgeschwader 51 Germany
FAP no seu melhor!
Força Aérea e a OTAN:
http://www.youtube.com/watch?v=75XUKcLg ... r_embedded
Spotters Day 2011:
http://www.youtube.com/watch?v=iTTgoFBb ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=75XUKcLg ... r_embedded
Spotters Day 2011:
http://www.youtube.com/watch?v=iTTgoFBb ... r_embedded
Título: Protocolo entre as Forças Aéreas de Portugal e do Brasil
Na sequência das actividades planeadas na primeira reunião bilateral entre os Estados-Maiores da Força Aérea Portuguesa e da Força Aérea Brasileira, no âmbito do “Protocolo de Acordo” entre os dois países, reiterado em 2005, a cooperação entre as duas Forças Aéreas registou um forte impulso, tendo sido já concretizadas várias acções naquele âmbito.
Alunos-piloto da Academia da Força Aérea Portuguesa brevetados no Brasil. Decorreu no dia 10 de Dezembro de 2009, na Academia da Força Aérea Brasileira, em Pirassununga, Estado de São Paulo, o brevetamento de cinco novos pilotos da Força Aérea Portuguesa.
Estes militares frequentaram, naquela unidade da FAB, entre Janeiro e Dezembro, o tirocínio da Academia da Força Aérea (AFA). Pela primeira vez alunos-piloto militares portugueses frequentaram o curso de pilotagem no Brasil, efectuado nas aeronaves T-25 Universal e T-27 Tucano, totalizando 150 horas de voo, acrescidas de 30 horas em simulador. Na cerimónia de brevetamento, onde foram impostas as “asas brasileiras” a 150 alunos da FAB, a um oficial da Marinha Brasileira e a um aluno da Força Aérea Equatoriana, estiveram presentes diversas autoridades civis e militares brasileiras, Adidos Militares acreditados neste país, bem como o Comandante da AFA, Major-General Serôdio Fernandes, o Adido Militar de Portugal no Brasil, Coronel PILAV Jorge Santos, o Comandante do Corpo de Alunos da AFA, Coronel PILAV Matos Branco e o Chefe da Repartição de Pilotagem da Direcção de Instrução, Tenente-Coronel PILAV Luís Mendes.
No dia 15 de Dezembro, os novos pilotos receberam as “Asas Portuguesas” em cerimónia realizada na AFA, em Sintra.
Final de Curso OPAC P-3P Orion. Em cerimónia realizada no dia 10 de Dezembro, na Base Aérea nº11, em Beja, o Comandante Coronel PILAV Barros Ferreira, entregou os diplomas de final do curso de “Operador de Sistemas de Detecção Acústica (OPAC)” da aeronave P-3 aos militares da Força Aérea Brasileira Sub-Oficial Paulo Guilardi e Sub-Oficial Edson Coelho.
http://www.forçaaérea.pt/www/po/maisalto/conteudos/383-noticiario.pdf
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Na sequência das actividades planeadas na primeira reunião bilateral entre os Estados-Maiores da Força Aérea Portuguesa e da Força Aérea Brasileira, no âmbito do “Protocolo de Acordo” entre os dois países, reiterado em 2005, a cooperação entre as duas Forças Aéreas registou um forte impulso, tendo sido já concretizadas várias acções naquele âmbito.
Alunos-piloto da Academia da Força Aérea Portuguesa brevetados no Brasil. Decorreu no dia 10 de Dezembro de 2009, na Academia da Força Aérea Brasileira, em Pirassununga, Estado de São Paulo, o brevetamento de cinco novos pilotos da Força Aérea Portuguesa.
Estes militares frequentaram, naquela unidade da FAB, entre Janeiro e Dezembro, o tirocínio da Academia da Força Aérea (AFA). Pela primeira vez alunos-piloto militares portugueses frequentaram o curso de pilotagem no Brasil, efectuado nas aeronaves T-25 Universal e T-27 Tucano, totalizando 150 horas de voo, acrescidas de 30 horas em simulador. Na cerimónia de brevetamento, onde foram impostas as “asas brasileiras” a 150 alunos da FAB, a um oficial da Marinha Brasileira e a um aluno da Força Aérea Equatoriana, estiveram presentes diversas autoridades civis e militares brasileiras, Adidos Militares acreditados neste país, bem como o Comandante da AFA, Major-General Serôdio Fernandes, o Adido Militar de Portugal no Brasil, Coronel PILAV Jorge Santos, o Comandante do Corpo de Alunos da AFA, Coronel PILAV Matos Branco e o Chefe da Repartição de Pilotagem da Direcção de Instrução, Tenente-Coronel PILAV Luís Mendes.
No dia 15 de Dezembro, os novos pilotos receberam as “Asas Portuguesas” em cerimónia realizada na AFA, em Sintra.
Final de Curso OPAC P-3P Orion. Em cerimónia realizada no dia 10 de Dezembro, na Base Aérea nº11, em Beja, o Comandante Coronel PILAV Barros Ferreira, entregou os diplomas de final do curso de “Operador de Sistemas de Detecção Acústica (OPAC)” da aeronave P-3 aos militares da Força Aérea Brasileira Sub-Oficial Paulo Guilardi e Sub-Oficial Edson Coelho.
http://www.forçaaérea.pt/www/po/maisalto/conteudos/383-noticiario.pdf
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