Los ensaios de "stress" del Super Tucano.
O Laboratório de Ensaios Estruturais da Subdivisão de Ensaios Estruturais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/ASA-E) atingiu, em novembro de 2008, a importante marca de 36 mil horas de voo simuladas do A-29B, designação adotada pela FAB para a aeronave AL-X biposto ou Embraer 314.
O Laboratório de Estruturas cumpre, com essa marca, mais uma etapa do contrato com a Embraer, correspondendo ao final da terceira vida de ensaio em solo. Para a comprovação de 12 mil horas de voo em operação a ser utilizada pela FAB, o ensaio irá simular 48 mil horas de voo no Laboratório, dividida em 4 vidas.
Para a realização dos ensaios, que acontecem desde junho de 2005, a aeronave é montada em uma infraestrutura onde recebe a aplicação de cargas que simulam os esforços aos quais é submetida quando em operação. A cabine do avião também é pressurizada, de maneira que possam ser reproduzidas as diferentes condições de voo.
Neste tipo de ensaio, a aeronave é submetida a diversas condições de carga, aplicadas em diferentes pontos e sob determinados espectros de frequência, simulando o padrão de cargas aerodinâmicas encontradas em missões típicas estabelecidas para esse avião.
No caso do A-29B, são 35 atuadores hidráulicos para aplicação das cargas e um sistema de pressurização para o cockpit, controlados por um sistema de gerenciamento e controle automático, o qual incorpora um sistema de segurança capaz de abortar o ensaio em caso de mau funcionamento dos equipamentos ou deformação do corpo de prova além do seu limite elástico.
O sistema de gerenciamento possui, ainda, capacidade de armazenamento dos níveis de carga aplicada, possibilitando análises pós-falha, caso estas venham a ocorrer. Em caso de eventual ocorrência de falha estrutural devido à fadiga do corpo de prova, poderão ser sugeridas modificações no projeto da aeronave, de maneira que a mesma seja adequada às exigências da missão dentro do seu limite de vida estipulado.
Os ensaios realizados atualmente pela Subdivisão de Ensaios Estruturais da Divisão de Sistemas Aeronáuticos do IAE (ASA-E) compreendem quatro importantíssimos trabalhos envolvendo as aeronaves EMB-314, T-27, PHENOM 300, além do satélite sino-brasileiro CBERS 3&4.
O Ensaio de Fadiga dos Trens de Pouso Auxiliar e Principal da Aeronave T-27 encomenda do Centro Logístico da Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (FAB/CELOB), garantiu a liberação de peças de reposição de trens de pouso dessas aeronaves para a FAB. Elas ficavam “groundeados” (no chão sem poderem voar) devido à falha por fadiga de alguns componentes de trens de pouso.
O Ensaio de Queda Livre dos Trens de Pouso Auxiliar e Principal da Aeronave PHENOM 300 resultou na liberação para voo deste jato executivo da Embraer.Todos os ensaios de queda livre necessários para certificação destes componentes (trens de pouso auxiliar e principal) foram concluídos no dia 18 de dezembro de 2008.
O Ensaio Estrutural Estático do Satélite sino-brasileiro CBERS 3&4 contou com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).




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